dicas de livros | cinema | filosofia | sociedade | poesia | comportamento



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Serafina amore mio!

    Oi pessoal, já comentei aqui que sou gaucha e todo gaucho cultiva um enooorme amor por sua terra e pelas tradições do estado ... fato. Por isso, tenho que falar um pouco de minha cidade natal e da terra que 'guarda' toda minha família ainda e muitos amigos: Serafina Corrêa.
    Serafina está situada no nordeste gaucho, ao pé da serra, mais ou menos entre Passo Fundo e Bento Gonçalves, estando a uma altitude de 509 metros e distante 215 Km da capital Porto Alegre. Tem uma população bem pequena, não chega a 15 mil habitantes pelo último senso.
    Colonizada por italianos, tem particularidades muito interessantes, como a língua popularmente falada que é o TALIAN (uma variante da lingua vêneta reconhecida e oficializada recentemente). A arquitetura local é bem tipica e muito bonita, inclusive foi construída uma avenida com réplicas de obras italianas conhecidas, como: La Rotonda, A Casa di Giulietta e A Casa di Romeo. Nesta mesma avenida também pode-se apreciar uma linda e enorme escultura metálica representando a chegada dos imigrantes ao Brasil (em frente a Prefeitura Municipal).
    Em 2010, este pequeno município do Rio Grande do Sul completou 50 anos de emancipação política. Para comemorar e homenagear os habitantes e sua cultura, o programa Estilo Viagem da RBS TV (transmitido pela TVcom de Porto Alegre) fez uma reportagem em vídeo e coloco aqui para matar a saudade e divulgar essa terra linda! É só clicar neste link ...


E aos meus conterrâneos que também estão longe como eu, matem a saudade!


arrivederci !

quarta-feira, 18 de abril de 2012

adoro colocar salsinha em tudo!

o poder da salsa

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo. Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso? De um modo simples e barato!

Pegue um maço de salsa e lave bem.
Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa.
Ferva por 10 minutos e deixe esfriar.
Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.

Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina. Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural!

Sobre a Salsa

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas.
Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g). Isso é três vezes mais que a laranja.
A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganês (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g).
De acordo com especialistas, essa planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.
Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.
O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.

Fontes e Mais Informações:
Portal São Francisco / Blessing Orgânicos / Vida Integral / Blog Saber Médico