dicas de livros | cinema | filosofia | sociedade | poesia | comportamento



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Serafina amore mio!

    Oi pessoal, já comentei aqui que sou gaucha e todo gaucho cultiva um enooorme amor por sua terra e pelas tradições do estado ... fato. Por isso, tenho que falar um pouco de minha cidade natal e da terra que 'guarda' toda minha família ainda e muitos amigos: Serafina Corrêa.
    Serafina está situada no nordeste gaucho, ao pé da serra, mais ou menos entre Passo Fundo e Bento Gonçalves, estando a uma altitude de 509 metros e distante 215 Km da capital Porto Alegre. Tem uma população bem pequena, não chega a 15 mil habitantes pelo último senso.
    Colonizada por italianos, tem particularidades muito interessantes, como a língua popularmente falada que é o TALIAN (uma variante da lingua vêneta reconhecida e oficializada recentemente). A arquitetura local é bem tipica e muito bonita, inclusive foi construída uma avenida com réplicas de obras italianas conhecidas, como: La Rotonda, A Casa di Giulietta e A Casa di Romeo. Nesta mesma avenida também pode-se apreciar uma linda e enorme escultura metálica representando a chegada dos imigrantes ao Brasil (em frente a Prefeitura Municipal).
    Em 2010, este pequeno município do Rio Grande do Sul completou 50 anos de emancipação política. Para comemorar e homenagear os habitantes e sua cultura, o programa Estilo Viagem da RBS TV (transmitido pela TVcom de Porto Alegre) fez uma reportagem em vídeo e coloco aqui para matar a saudade e divulgar essa terra linda! É só clicar neste link ...


E aos meus conterrâneos que também estão longe como eu, matem a saudade!


arrivederci !

Nenhum comentário:

Postar um comentário